Internet via satélite: opção interessante ?

Internet via satélite: opção interessante ?

Não há ainda, uma resposta definitiva sobre a eficácia da internet via satélite. Entretanto, sabemos que ela foi concebida inicialmente para locais com acesso limitado à internet. Esta tecnologia foi desenvolvida com o intuito de proporcionar conectividade a áreas remotas, como fazendas, alto-mar, desertos, entre outros, e representa uma alternativa interessante também em situações de desastres naturais. 

Ao longo do tempo, algumas empresas começaram a investir fortemente neste serviço, com metas audaciosas para oferecer internet rápida e abrangente via satélite ao redor do mundo. A ideia é apostar em tecnologias que garantam a redução de custos para os clientes e maior abrangência na prestação do serviço. A operação envolve o uso de satélites equipados com quatro antenas de alto desempenho que, trabalhando em conjunto, transmitem os sinais com rapidez. O objetivo é expandir constantemente para milhares de satélites que serão lançados cada vez mais em órbita, formando uma extensa rede de alta capacidade. 

Os satélites têm formato de painel plano, pesa 260 kg, cada um, e estão a baixas altitudes, cerca de 550 km, para que possam se desintegrar na atmosfera mais rapidamente quando se tornarem obsoletos. À residência do usuário é enviado um kit para que este monte os equipamentos e passe a receber e transmitir o sinal via internet para o satélite. Este kit deve ser devidamente homologado pela ANATEL. 

Atualmente, já existem empresas que oferecem este serviço e prometem disponibilizar internet de longo alcance e rápida, com transferência de até 1GB por segundo e latência de 25 milissegundos.