Você sabe o que são os ensaios de rotina (ensaios na linha de produção) e para que servem?

Você sabe o que são os ensaios de rotina (ensaios na linha de produção) e para que servem?

Você sabe o que são os ensaios de rotina (ensaios na linha de produção) e para que servem?

Os ensaios de rotina são realizados nas unidades de um lote de produção, de acordo com procedimentos de realização estabelecidos e em conformidade com as normas vigentes de ensaios. O seu objetivo principal é assegurar que os processos de fabricação e montagem estão conformes e mantêm a qualidade especificada, não introduziram imperfeições ou falhas nos itens produzidos, inclusive verificando o nível de conformidade entre partes e peças de um mesmo projeto.

Os principais ensaios de rotina relacionados à segurança são:

  • Rigidez dielétrica
    • É um ensaio de tensão suportável na linha de produção aplicado na unidade sob ensaio, que deve resistir, sem uma indicação de desempenho inaceitável a aplicação de um potencial pré-definido.
  • Continuidade de aterramento
    • Este ensaio é aplicado nas unidades de produção que tenham a possibilidade de aterramento por meios de fiação fixa ou tenham um cabo de alimentação com um condutor de aterramento, para determinar a continuidade do aterramento entre o ponto de conexão do aterramento e as partes de metal inoperante acessíveis que provavelmente ficarão energizadas.
  • Corrente de fuga
    • Este ensaio indica o fluxo de corrente anormal ou indesejada em um circuito elétrico devido a uma fuga, geralmente um curto-circuito ou um caminho anormal de baixa impedância, que pode acarretar em choque elétrico quando a unidade energizada é manuseada.

E relacionado ao desempenho é:

  • Funcional
    • No ensaio de desempenho funcional, verifica-se se o produto final atende as especificações estabelecidas no início do projeto e se o produto é adequado ao uso. Procedimentos de ensaio devem ser estabelecidos para garantir que os resultados obtidos sejam confiáveis.

Estes ensaios de rotina ou de linha de produção devem ser especificados pelo fabricante, de acordo com os regulamentos e normas aplicáveis, bem como em função do tipo de produto e seu projeto construtivo.

A implementação de ensaios de rotina ou de linha de produção é uma forma bastante eficaz de mitigar diversos riscos relacionados à segurança e utilização do produto, após a sua fabricação.

Os ensaios de rotina podem ser realizados em 100% dos itens produzidos ou de forma amostral, considerando técnicas estatísticas para validar o resultado de aceitação ou rejeição de um item, após a realização dos ensaios de rotina.

Assim, a aplicação de ensaios de rotina ou ensaios na linha de produção é uma boa prática de verificação da eficácia de produção bem como a manutenção das especificações projetadas para o produto.