[:pb]Norma ISO 9k: a importância de conhecer as Partes Interessadas[:en]ISO 9k standard: the importance of knowing Stakeholders[:]

[:pb]Norma ISO 9k: a importância de conhecer as Partes Interessadas

Encontramos neste primeiro item da Norma ISO 9001:2015, ou simplesmente ISO 9k, apenas 10% de todos os seus requisitos. No entanto são estes os “deves”, que quando devidamente desdobrados guiam todos os demais!

A definição trazida pela Norma ISO 9000:2015 (fundamentos e vocabulário) nos ajuda na compreensão correta sobre Stakeholders, ou seja, Partes Interessadas:

“Pessoa ou Organização que pode afetar, ser afetada ou se perceber afetada por uma decisão ou atividade. Exemplo: Clientes, proprietários, pessoas na Organização, provedores (fornecedores), banqueiros, regulamentador, sindicatos, sócios ou sociedade, que podem incluir competidores ou grupos de pressão de oposição”.

Já em termos mais estratégicos e brasileiros, a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) subdivide as Partes Interessadas entre Tradicionais e Não Tradicionais, sendo que a segunda acrescenta, por exemplo: parceiros, governos, imprensa, investidores e gerações futuras.

Mesmo não extrapolando a Norma ISO 9k sugiro que fiquemos atentos às Instituições sem fins lucrativos (terceiro setor em geral), como ONG’s e OSCIP’s, que geralmente são beneficiadas por nossas Organizações, algo já enraizado na cultura organizacional latino-americana.

E, de maneira mais específica, todo e qualquer segmento que interaja com Cooperativas precisa compreender as diversas funções e benefícios de um Cooperado, que para nós serão todos Partes Interessadas!

É interessante que o item 4 – Contexto da Organização – “surja” na Norma antes de Liderança (5) e antes mesmo do Planejamento (6). Sem a perfeita combinação entre as determinações e as práticas nenhuma Empresa conseguirá colocar seu “Contexto fora do Texto”, ou seja, sem demonstrar questões internas e externas seguidas de seus resultados, as estratégias não serão alcançadas de fato.

Mesmo destacando corretamente o escopo e a estrutura do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), sem desdobrar as Partes Interessadas nada ocorrerá correta e verdadeiramente e é aí que começamos nossas conversas aqui no Blog NCC! É simples listar as PI (Partes Interessadas), seus Requisitos e Monitoramentos, o mais complexo é fazer tudo isto acontecer e ocorrer de maneira sistêmica, contínua com foco para Melhoria e ainda com garra para a Lucratividade!!

Ao passo que bem monitoramos e por consequência atendemos os requisitos das Partes Interessadas nos aproximamos, ou melhor, alcançamos a Excelência num patamar tão almejado: o nosso!

Alta Qualidade todos os dias é o que desejo para todas e todos!

Sucesso Contínuo para nós!

Wellington Melolima | Auditor[:en]We found in this first item of the ISO 9001:2015 Standard, or simply ISO 9k, only 10% of all its requirements. However, these are the “shoulds” that, when adequately unfolded, guide all the others!

The definition brought by the ISO 9000:2015 Standard (fundamentals and vocabulary) helps us in the correct understanding of Stakeholders:

“Person or Organization that can affect, be affected by, or perceive itself to be affected by a decision or activity. Example: Customers, owners, people in the Organization, providers (suppliers), bankers, regulators, unions, partners or society, which may include competitors or opposition pressure groups.”

In more strategic and Brazilian terms, the FNQ (National Quality Foundation) subdivides the Stakeholders into Traditional and Non-Traditional, and the second adds, for example, partners, governments, press, investors, and future generations.

Even not extrapolating the ISO 9k Standard, I suggest that we pay attention to non-profit institutions (third sector in general), such as NGOs and OSCIPs, which are generally benefited by our Organizations, something already rooted in Latin American organizational culture.

And more specifically, each and every segment that interacts with Cooperatives needs to understand the different functions and benefits of a Cooperative, which for us will all be Stakeholders!

It is interesting that item 4 – Organizational Context – “appears” in the Standard before Leadership (5) and even before Planning (6). Without the perfect combination between determinations and practices, no Company will be able to place its “Context outside the Text.” Without demonstrating internal and external issues followed by its results, the strategies will not be achieved.

Even correctly highlighting the scope and structure of the QMS (Quality Management System), without unfolding the Stakeholders, nothing will happen rightly and honestly, and that’s where we start our conversations here at the NCC Blog! It is simple to list the IP (Stakeholders – Interested Parties), their Requirements, and Monitoring. The most complex thing is to make all this happen and occur in a systemic, continuous way with a focus on Improvement and still with determination for Profitability!

While we monitor well and consequently meet the requirements of the Stakeholders, we approach, or rather, we reach Excellence at such a desired level: ours!

High Quality every day is what I wish for everyone!

Continued Success for us!

Wellington Melolima | Auditor[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *