Qualidade no projeto de produto

Qualidade no projeto de produto

Qualidade no projeto de produto

Um projeto de produto deve ser concebido e desenvolvido utilizando técnicas que assegurem a qualidade e confiabilidade em todo o ciclo de vida do produto.

Nos anos 60, o controle da qualidade era corretivo. Posteriormente, evoluiu com o aprimoramento das técnicas de inspeção, métodos estatísticos, ensaios de desenvolvimento, relacionados à segurança, desempenho e confiabilidade e ainda trabalhando com o conceito de qualidade total – adequação ao uso e qualidade no projeto.

Alguns fatores que afetam a qualidade são: materiais, tecnologia, máquinas, métodos, pessoas, operadores e gerenciamento (segundo Ishikawa e Feigenbaum).

Num ciclo produtivo, deve-se ter atenção para as seguintes abordagens abaixo, não se limitando apenas a estas:
• Falta de coordenação das equipes que participam das diversas etapas do ciclo produtivo;
• Indefinição das responsabilidades pelas ações de controle;
• Fluxo de informações não rastreável;
• Levantamento incompleto das expectativas e exigências do cliente;
• Falta de suporte pós-venda;
• Falta de monitoramento das competências das pessoas responsáveis pelas funções que afetam a qualidade.

O processo de planejamento de um novo produto deve ter um objetivo bem definido, considerando o seguinte:

O ciclo de vida do produto pode ser apresentado como:

• Fase 1 – Conceitual e Planejamento
• Fase 2 – Projeto e Desenvolvimento
• Fase 3 – Produção
• Fase 4 – Operação e Manutenção (descarte)

Técnicas utilizadas no controle de novos projetos:

 Análises do mercado e planejamento do produto;
 Análises estatísticas dos novos projetos;
 Análises de falhas (modo, efeito e criticidade);
 Análises de fatores humanos;
 Estudos relativos ao aperfeiçoamento que será realizado em cada uma das características considerando-se os efeitos das mesmas sobre as demais (‘tradeoff studies”). Por exemplo: confiabilidade X complexidade X peso X custo X segurança X performance X consequência das falhas X possibilidade de fabricação X possibilidade de inspeção X possibilidade de manutenção etc.;
 Análises do desempenho dos fornecedores de componentes, partes e peças;
 Planejar, o que significa analisar previamente a sequência de ações e seguir um roteiro de trabalho proposto para atingir um certo objetivo.

Um planejamento da qualidade bem executado define um roteiro para a empresa entregar produtos novos ou reprojetados, sem defeitos, dentro dos prazos e com custo pré-estabelecido. Este planejamento deve considerar a estrutura organizacional, análise crítica de projeto, ensaios de desempenho, ensaios de confiabilidade, ensaios de segurança, estudo potenciais de ferramental, análise de tolerâncias e certificação do produto.

A NCC tem reconhecimento do mercado em certificação de produtos, profissionais competentes para dar total suporte necessário e avaliar a qualidade de projeto do seu produto.

 

Material sujeito a mudança (s) em caso de alteração na (s) portaria (s). Publicado em: 13/12/22