[:pb]Os Princípios logo no início[:en]The Principles right at the beginning [:]

[:pb]Os Princípios logo no início

Quando falamos em “Contexto fora do texto! ” e imaginamos que a Gestão deve ser vivenciada, é importante lembrar também dos Princípios!

Os Princípios de Gestão da Qualidade descritos na Norma – em seu item 0.2 – pertencem aos Requisitos não auditáveis, ou seja, não passam por Auditorias como os itens 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, e isto pode significar, infelizmente, o esquecimento do tema, algo que nós “Qualidadeiras” e “Qualidadeiros” não permitiremos! Como Profissionais da Qualidade trazemos em nosso cotidiano as responsabilidades e a salvaguarda da Norma, é isso ou nada e, por mais radical ou dramático que pareça, na prática é assim mesmo!

Sabemos que os Princípios foram compreendidos e são aplicados quando temos uma Alta Direção atuante e, por isso, podemos relacionar o tema ao item 5 – Liderança.

Quando falamos em “Princípios logo no início! ” me refiro a um chamamento às responsabilidades e autoridades de todas e todos na Organização, deste modo a cada planejamento e novo replanejamento, no ciclo contínuo em busca pela excelência, devemos lembrar primeiro dos Princípios.

Não esquecer desta importante dica pode representar fatia importante do bom sucesso que almejamos!

Então, a prática que recomendo é que agora Sim! Agora. Independentemente do mês que estiver no ato da sua leitura, se debruce em seus documentos do seu SGQ ou SGI e identifique onde estão seus Princípios de Gestão da Qualidade e, se não localizar algum, trate de corrigir! Ainda há tempo.

Para apoiá-la ou apoiá-lo veja a lista de benefícios de aplicação extraídos, na íntegra, da Norma ABNT NBR ISO 9000:2015 (Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário), quando destaca “alguns dos principais benefícios potenciais são” (em todos os sete princípios):

FOCO NO CLIENTE:

  • Aumento do Valor para o Cliente;
  • Aumento da Satisfação do Cliente;
  • Melhoria da Fidelidade do Cliente;
  • Aumento da repetição dos Negócios;
  • Melhoria da reputação da Organização;
  • Ampliação da base de Clientes e;
  • Aumento da receita e da participação de Mercado.

LIDERANÇA:

  • Aumento da Eficácia e de Eficiência em atender aos Objetivos da Qualidade na Organização;
  • Melhoria na coordenação dos Processos da Organização;
  • Melhoria na Comunicação entre níveis e funções da Organização e;
  • Desenvolvimento e melhoria da capacidade da Organização e de seu pessoal em fornecer os Resultados desejados.

ENGAJAMENTO DAS PESSOAS:

  • Melhoria da compreensão dos Objetivos da Qualidade da Organização pelas Pessoas da Organização e maior motivação para alcançá-los;
  • Maior envolvimento das Pessoas em atividades de Melhoria;
  • Melhoria do desenvolvimento, das iniciativas e da criatividade das Pessoas;
  • Melhoria da Satisfação das Pessoas;
  • Melhoria da confiança e colaboração em toda a Organização e;
  • Maior atenção aos Valores e Cultura compartilhados em toda a Organização.

ABORDAGEM DE PROCESSO:

  • Aumento da capacidade de concentrar esforços em processos principais e em Oportunidades de Melhoria;
  • Resultados consistentes e previsíveis por meio de um Sistema de Processos alinhados;
  • Desempenho otimizado por meio de uma Gestão do Processo eficaz, do uso eficiente dos recursos e de barreiras interfuncionais reduzidas e;
  • Permitir que a Organização forneça confiança às partes interessadas no que diz respeito à sua Consistência, Eficácia e Eficiência.

MELHORIA:

  • Melhoria do desempenho de Processos, capacidade Organizacional e Satisfação do Cliente;
  • Melhoria do foco na investigação e determinação da causa-raiz, seguida de prevenção e Ações Corretivas;
  • Melhoria da capacidade de antecipar e reagir aos Riscos e Oportunidades Internas e Externas;
  • Reforço na consideração de ambas as Melhorias, incremental e de ruptura;
  • Reforço na utilização da aprendizagem para Melhoria e;
  • Melhoria em busca da Inovação.

TOMADA DE DECISÃO COM BASE EM EVIDÊNCIA:

  • Melhoria dos processos de Tomada de Decisão;
  • Melhoria na Avaliação do Desempenho do Processo e na capacidade para alcançar os Objetivos;
  • Melhoria da Eficácia e Eficiência Operacionais;
  • Melhoria na capacidade de analisar criticamente, desafiar e mudar opiniões e decisões e;
  • Aumento da capacidade de demonstrar a Eficácia de decisões anteriores.

GESTÃO DE RELACIONAMENTO:

  • Melhoria no desempenho da Organização e de suas Partes Interessadas quando responder às oportunidades e restrições relacionadas a cada Parte Interessada pertinente;
  • Compreensão comum de Objetivos e Valores entre as Partes Interessadas;
  • Melhoria na capacidade de agregar valor para as Partes Interessadas através do compartilhamento de recursos e de competências e através da Gestão de Riscos relacionados com a Qualidade.
  • Uma Cadeia de Fornecimento bem gerenciada provendo um fluxo estável de Produtos e Serviços.

 

Lembre-se coloque sempre: os Princípios logo no início! Mesmo que crie um reinício!

Alta Qualidade todos os dias é o que desejo para todas e todos!

 

Wellington Melolima | Auditor[:en]When we talk about “Context outside the text! ” and imagine that Management shall be experienced, it is also important to remember the Principles!

The Quality Management Principles described in the Standard – in its item 0.2 – belong to the non-auditable Requirements; that is, they do not undergo Audits such as items 4, 5, 6, 7, 8, 9, and 10, and this can mean, unfortunately, forgetting the theme, something that we as “Qualifiers” will not allow! As Quality Professionals, we bring the responsibilities and safeguards of the Standard into our daily lives; take it or leave it, and however radical or dramatic it may seem, it is just like that!

We know that the Principles were understood and applied when we have an active Top Management; therefore, we can relate the theme to item 5 – Leadership.

When we talk about “Principles right at the beginning! ” we are referring to a call to the responsibilities and authorities of everyone in the Organization. In this way, in each planning and new re-planning, in the continuous cycle in search of excellence, we shall remember the Principles first.

Remembering this critical tip can represent an essential slice of the success we aim for!

So, the practice I recommend is now Yes! Right Now. Regardless of the month you are reading, look into your QMS or IMS documents and identify where your Quality Management Principles are, and if you cannot find any, try to correct them! There is still time.

To support you, see the list of application benefits extracted, in total, from the ABNT NBR ISO 9000:2015 Standard (Quality Management Systems – Fundamentals and Vocabulary), when it highlights “some of the main potential benefits are” (on all seven principles):

CUSTOMER FOCUS:

 

Increased Value for the Customer;

Increased Customer Satisfaction;

Improved Customer Loyalty;

Increased repeat Business;

Improvement of the Organization’s reputation;

Expansion of the Customer base and;

Increased revenue and market share.

LEADERSHIP:

Increased Effectiveness and Efficiency in meeting the Organization’s Quality Goals;

Improvement in the coordination of the Organization’s Processes;

Improved Communication between Organization’s levels and positions;

Development and improvement of the Organization’s ability and its people to deliver the desired Results.

PEOPLE ENGAGEMENT:

Improved understanding of the Organization’s Quality Goals by their People and greater motivation to achieve them;

Greater involvement of People in Improvement activities;

Improving People’s development, initiatives, and creativity;

Improvement of People’s Satisfaction;

Improved trust and collaboration across the Organization and;

Greater attention to the Values and Culture shared throughout the Organization.

PROCESS APPROACH:

Increased ability to focus efforts on critical processes and Improvement Opportunities;

Consistent and predictable results through an aligned Process System;

Optimized performance through effective Process Management, efficient use of resources, and reduced cross-functional barriers and;

Enable the Organization to provide confidence to stakeholders concerning its Consistency, Effectiveness, and Efficiency.

 

IMPROVEMENT:

Improved Process performance, Organizational capacity, and Customer Satisfaction;

Improved focus on root cause investigation and determination, followed by prevention and Corrective Actions;

Improved ability to anticipate and react to Internal and External Risks and Opportunities;

Strengthening the consideration of both incremental and disruptive Improvements;

Reinforcement in the use of learning for Improvement; and

Improvement in pursuit of Innovation.

 

DECISION-MAKING BASED ON EVIDENCE:

 

Improvement of Decision-Making processes;

Improved Assessment of Process Performance and ability to achieve Goals;

Improved Operational Effectiveness and Efficiency;

Improved ability to critically analyze, challenge and change opinions and decisions and;

Increased ability to demonstrate the Effectiveness of previous decisions.

RELATIONSHIP MANAGEMENT:

Improved performance of the Organization and its Stakeholders when responding to opportunities and constraints related to each relevant Stakeholder;

Common understanding of Goals and Values among Stakeholders;

Improvement in the ability to add value to the Stakeholders through sharing resources and competencies and the Management of Risks related to Quality;

A well-managed Supply Chain, providing a steady flow of Products and Services.

 

  Always remember to put the Principles right at the beginning! Even if it creates a restart!

High Quality every day is what I wish for everyone!  

Wellington Melolima | Auditor[:]

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