[:pb]Governança Clínica[:]

[:pb]O termo Governança Clínica foi exibido pela primeira vez em 1997 pelo NHS (UK) e apresentava
uma nova estratégia para modernização da gestão do sistema de saúde. Sua definição padrão é
de “um sistema através do qual as organizações são responsáveis por melhorar con/nuamente
a qualidade de seus serviços garan/ndo elevados padrões de atendimento, criando um
ambiente de excelência de cuidados clínicos voltado a todas as partes interessadas.”
(pacientes, familiares, médicos, colaboradores, prestadores, compradores de serviços e
comunidade).

A grande contribuição do modelo da Governança Clínica foi trazer a decisão clínica para o
contexto gerencial e organizacional. Esse modelo de gestão reestuda os serviços de saúde sob
o prisma da qualidade da assistência prestada, a segurança do paciente e a redução de
desperdícios.

ATRIBUTOS:

  • Padrões elevados de atendimento;
  • Gestão transparente;
  • Melhoria contínua.

4 Pilares:

  • Efetividade e Eficiência Clínica
  • Gerenciamento de Riscos
  • Auditoria Clínica
  • Envolvimento e Experiência do Paciente

Por Ana Carolina Silveira [:]

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