ONA

[:pb]A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição sem fins lucrativos, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de segurança e qualidade em saúde no Brasil;

A metodologia de segurança e qualidade da ONA é reconhecida internacionalmente pela Sociedade Internacional para a Qualidade nos Cuidados de Saúde (ISQua).

 

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a acreditação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

 

Conceitos e níveis

 

Padrões ONA

Os padrões ONA podem ser adotados e avaliados nos seguintes tipos de prestadoras de serviços de saúde:

  • Serviços Hospitalares;
  • Serviços de Hemoterapia;
  • Serviços Laboratoriais;
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Serviços Ambulatoriais;
  • Serviços de Pronto Atendimento;
  • Serviços de Atenção Domiciliar;
  • Serviços Oncológicos;
  • Serviços de Medicina Hiperbárica;
  • Serviços de Anatomia Patológica;
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde;
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
  • Serviços Odontológicos;
  • Serviços de Telemedicina.

 

Fluxo da Avaliação

 

Vantagens

Desenvolvimento de um Sistema de Gestão Diferenciado para a área da Saúde, fundamentado em:

Benefícios quantitativos

  • Melhoria de processos
  • Gestão por indicadores
  • Redução de custos
  • Busca por eficiência
  • Melhoria contínua
  • Ferramenta de gestão

 

Benefícios qualitativos

  • Aumento da qualidade no atendimento
  • Responsabilidade e comprometimento com atendimentos seguros
  • Desenvolvimento profissional contínuo
  • Preparado para absorver tendências do mercado

 

Denúncia Anônima

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    [:en]The National Accreditation Organization (ONA, in the Portuguese acronym) is a non-profit institution responsible for the development and management of health safety and quality standards in Brazil;

    ONA’s safety and quality methodology is internationally recognized by the International Society for Quality in Health Care (ISQua).

     

    The National Accreditation Organization (ONA) is responsible for developing and managing Brazilian standards of quality and safety in health.

    Accreditation is a system for assessing the quality of health services based on predefined criteria. The process is voluntary; that is, the institution expresses interest in being evaluated. After accreditation, health services continue to be assessed periodically throughout the certificate’s validity period.

     

    Concepts and levels

     

    ONA Standards

    The ONA standards can be adopted and assessed by the following types of healthcare providers:

    • Hospital Services;
    • Hemotherapy Services;
    • Laboratory Services;
    • Nephrology Services and Renal Replacement Therapy;
    • Diagnostic Imaging, Radiotherapy, and Nuclear Medicine Services;
    • Ambulatory Services;
    • Emergency Services;
    • Home Care Services;
    • Oncology Services;
    • Hyperbaric Medicine Services;
    • Pathological Anatomy Services;
    • Primary Health Care Services;
    • Pre-Hospital Care Services and Inter-hospital Transport;
    • Dental Services;
    • Telemedicine Services.

     

    Assessment Flow

     

    Advantages

    Development of a Differentiated Management System for the Health area based on the following:

    Quantitative Benefits

    • processes improvement
    • Management by indicators
    • Cost reduction
    • Search for efficiency
    • Continuous improvement
    • Management tool

     

    Qualitative Benefits

    • Increased quality of service
    • Responsibility and commitment to safe care
    • continuous professional development
    • Prepared to absorb market trends

     

    Qualitative Benefits

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