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Quais temas precisam ser trabalhados em uma instituição de saúde que quer ser Acreditada/ Certificada?

Primeiramente, precisa ser implementada, na Organização, a Gestão da Qualidade! A composição da equipe dependerá do tamanho e perfil da instituição. Gestão da Qualidade na saúde é a união de práticas relacionadas à coordenação de processos para a entrega de serviços de excelência, com o objetivo de satisfazer o paciente.

A Gestão da Qualidade na Saúde traz mais agilidade e efetividade aos processos, melhorando a excelência dos serviços, satisfazendo os pacientes e aumentando o desempenho das organizações.

À Gestão da Qualidade, dentre outras tarefas, cabe a Gestão de Documentos. Através da Gestão dos Documentos é possível padronizar o trabalho e controlar as versões de cada documento.

Os próximos passos podem ser auxiliados e direcionados pela Gestão da Qualidade, mas cabe a cada equipe organizar e implementar seus próprios processos.

O Planejamento Estratégico da Instituição precisa ser implementado e disseminado para que todos entendam onde se quer chegar e o que precisa ser feito.

O Mapeamento de Processos é um passo importante para entender o processo de trabalho e como este processo influencia outros e é influenciado por outros. Desta forma se percebe a interdependência entre os processos.

Do Mapeamento de Processos também surge a Identificação de Riscos e o gerenciamento criando processos de trabalho mais seguros.

Se os processos estão bem definidos, caso algo saia do fluxo normal, precisam ser trabalhadas as Notificações de Não-conformidades e Incidentes com o intuito de aprimorar cada vez mais as tarefas executadas e não permitir que erros iguais ocorram novamente.

Os Indicadores ou KPIs mostram dados importantes que permitem analisar os resultados do trabalho desempenhado e essa análise também permite a Melhoria Contínua, outro tópico que precisa ser desenvolvido e que não tem como não trabalhar se estamos tratando de busca da qualidade.

Os Protocolos Clínicos e seu Gerenciamento, bem como os Protocolos de Segurança do paciente são verificados nas acreditações/ certificações com o objetivo de avaliar a assistência prestada pela organização.

Mas nada disso será possível se a empresa não tiver o Dimensionamento adequado de pessoal, insumos e estrutura física!

Além disso, implementar as Comissões Obrigatórias conforme perfil também se faz necessário: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Resíduos, Revisão de Prontuário, Controle de infecção, Revisão de óbito,  Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, Reprocessamento de materiais, CIPAA, Comitê de Ética, Comitê transfusional, COREMU, COREME, dentre outras.

E antes de qualquer visita de acreditação/ certificação, realizar as Auditorias Internas. Estas auditorias são realizadas por colaboradores da própria empresa treinados para tal tarefa. É uma auditoria mais demorada e mais detalhada que a auditoria de acreditação/ certificação e o resultado não é um certificado, mas pontos a serem melhorados nos processos auditados.

E, não poderia faltar, o olhar de quem utiliza os serviços: o paciente e seus familiares. Portanto, além da Pesquisa de Satisfação, a Experiência do paciente dentro da instituição é uma bússola que indica se estão indo na direção certa!

Esses são temas explorados pelas certificações e devem estar sedimentados nas instituições de saúde ao buscarem reconhecimento externo da assistência prestada!