Atuação

A NCC tem como diferencial a competência e experiência técnica em todas as atividades de avaliação da conformidade, considerando os aspectos da qualidade, da segurança e do desempenho de dispositivos Smartworld e equipamentos eletroeletrônicos.

ECOK

O que é a Escala Cidadã Olga Kos?

A Escala Cidadã Olga Kos (ECOK) é um esquema de certificação voluntário a partir da identificação, monitoramento e avaliação de como a inclusão social é praticada no mercado de trabalho. Nela, avalia-se, a partir de 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos, o quanto uma empresa ou entidade pública é inclusiva visando contemplar a diversidade por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator e exclusão.
ECOK é a métrica que averigua o S do ESG, sendo passível de certificação pela Cgcre do INMETRO, na qual a metodologia foi desenvolvida pelo Instituto Olga Kos.
Esse processo contribui para que a dimensão social dentro das empresas seja baseada em métricas bem definidas.

Variáveis

• Variável Arquitetônica
Refere-se à eliminação das barreiras ambientais e físicas nos diferentes ambientes e equipamentos que compõem a organização.

• Variável Atitudinal
A Variável Atitudinal refere-se à percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações nas relações pessoais e profissionais dentro de organização.

• Variável Comunicacional
Refere-se a eliminação de barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual.

• Variável Metodológica
Esta variável refere-se à eliminação de barreiras na orientação/ instrução presentes em programas de capacitação e treinamento envolvendo os colaboradores de uma organização de acordo com os métodos e técnicas de trabalho.

• Variável Programática
A variável programática de uma organização corresponde ao retrato de sua missão, visão e de seus valores.

Fluxo do processo

1. Solicitação da certificação

 

2. Análise crítica da solicitação

 

3. Auditoria de Certificação inicial

 

4. Análise técnica e deliberação da classificação

 

5. Análise de Dados

 

6. Avaliação

 

7. Classificação

Após as etapas do processo, será possível atribuir um nível de inclusão representado pelo Selo de Inclusão Olga Kos (SEIOK). É um esquema onde a organização deve atender 75% da escala para receber selo e certificado. O selo deverá ser solicitado diretamente ao Instituo Olga Kos detentora do esquema.


Fonte: Departamento de Pesquisa IOK, 2021.

Níveis

Nível I – Potencial Inclusivo Latente
Neste nível, a proposta encontra-se em fase inicial, pode existir a percepção e a necessidade da mudança, mas não há indícios de cultura e/ou ações inclusivas. Validade do selo é de 1 (um) ano.

Nível II – Potencial Inclusivo Emergente
Neste nível, existem propósitos, valores e objetivos inclusivos reconhecidos e em fase inicial de implementação. Validade do selo é de 1 (um) ano.

Nível III – Orientação Inclusiva
Neste nível, são identificadas políticas e ações inclusivas que são aceitas e executadas por grande parte da organização. Validade do selo é de 1 (um) ano.

Nível IV – Plenamente Inclusiva
Neste nível, as políticas e ações inclusivas estão consolidadas, implementadas e monitoradas e são parte de um ciclo de melhoria contínua.

Emissão do Certificado do SEIOK

As organizações que atingirem nível de plenamente inclusiva serão representadas por 5 estrelas, levando a organização a concessão da certificação através do Certificado NCC, válido por 1 (um) ano, bem como ao direito de uso do SEIOK. Não atingindo o nível IV na escala cidadã, não haverá emissão de certificado da NCC.

RECERTIFICAÇÃO

A Recertificação do ECOK não é automática e a solicitação da recertificação é de responsabilidade da organização detentora do mesmo. Portanto, caberá a esta organização contatar a NCC para a realização de novo processo de avaliação.

Benefícios do Selo de Inclusão Olga Kos
Podem ser elencados os seguintes benefícios do selo:

  • Promover o comprometimento, prioritariamente com a responsabilidade social;
  • Contribuir a partir de um método gerencia para assegurar a melhoria contínua do desenvolvimento da empresa ou organização com reação a inclusão de pessoas nas mais distintas diversidades;
  • Diminuir controles e avaliações por parte dos Stakeholders;
  • Fazer frente à concorrência;
  • Melhorar a imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aso seus clientes;
  • Assegurar que o produto, serviço ou sistema atenda ás normas;
  • Tonar a organização altamente competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas e atuar fortemente no conceito da meritocracia.