Na hora de adquirir um produto para a sua casa, qual seria melhor: bebedouro ou purificador de água?

A NCC pode te explicar!

Bebedouro é um equipamento que pode ser elétrico ou eletrônico, com uma mangueira conectada à rede hidráulica ou conexão para galão de água (por gravidade).

Purificador de água é um equipamento conectado através de mangueira à rede hidráulica que possui filtros que permitem uma melhoria na qualidade da água, e que geralmente não é elétrico ou eletrônico.

Ressaltamos que um bebedouro pode ter o purificador de água no mesmo equipamento, assim entregando água em diferentes temperaturas (natural, gelada ou quente) e ainda realizando melhorias na qualidade da água.

E quais melhorias na qualidade seriam essas?

O fabricante pode escolher quais melhorias o filtro utilizado fará, dentre elas: eficiência de retenção de partículas, eficiência de redução de cloro livre e eficiência bacteriológica. Além destas, todos os filtros que propõem melhoria da qualidade da água devem ser submetidos aos testes de controle do nível microbiológico (verificação da capacidade do aparelho de inibir ou limitar o desenvolvimento de bactérias) e de extraíveis (verificação de qualquer substância que migra para a água em contato com os materiais construtivos do aparelho e que pode ser extraída para fins analíticos).

E como saber qual melhoria da qualidade da água este bebedouro/purificador de água tem? O fabricante especifica na etiqueta ENCE, como essa abaixo:

 

Veja que a melhoria deve ser informada no quadrado em vermelho. Caso não tenha, será informado como “sem melhoria na Redução cloro livre”, “sem retenção de partículas” e/ou “sem eficiência bacteriológica”.

A NCC certifica produtos para consumo da água que devem atender as portarias nº 344 de 2014 e nº 394 de 2014. Os produtos devem obrigatoriamente possuir essa etiqueta ENCE que garante que os bebedouros e purificadores de água estejam certificados. Exija qualidade e saúde! Exija equipamentos certificados!